quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Você está indo para Emaús?

VOCÊ ESTÁ INDO PARA EMAÚS?
Ano após ano vemos pessoas se convertendo, se entregando para Cristo, mas também praticamente na mesma proporção, vemos muitos outros abandonando sua igreja, ou desejando fazer isto Se conversarmos com estas pessoas que resolveram sair da igreja, ou mesmo estão pensando a deixar, seguramente elas irão apresentar seus motivos tentando lhe convencer, sendo que alguns destes motivos podem até ser justificáveis, mas outros tantos motivos não são. Indiferente se a pessoa que deseja abandonar a igreja tem ou não razão, a Bíblia nos diz que quando realmente amamos e nos entregamos de coração a Cristo, nada, e absolutamente nada nos irá separar de seu amor, leiamos Romanos 8:38-39 "... Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." Se nada pode nos separar do amor de Cristo, como explicar o motivo que faz uma pessoa desistir de sua igreja, desistir de seu pastor e desistir dos irmãos em Cristo, ou mesmo, se não a abandonou ainda, desejar em seu coração em querer a abandonar? – A Bíblia tem a resposta. Se considerarmos que a igreja de Cristo foi inaugurada no dia em que Ele ressuscitou (domingo cedo, no 3º. dia após sua morte), poucas horas após a “inauguração da igreja de Cristo”, a mesma já tinha dois crentes que a haviam abandonado. Para conhecermos melhor este caso real e seus personagens, convido o leitor a pegar a sua Bíblia e ler o texto de LUCAS 24:13-33, antes de iniciarmos a análise deste texto. Após lermos a história de Cleópas, seu amigo e o encontro deles com Cristo, a primeira pergunta que nos vem à mente é: PORQUE JESUS FOI TÃO SEVERO COM ELES? – Resposta: porque os motivos apresentados por eles, por não estarem junto com seus irmãos na igreja, eram banais e fruto de corações duros e sem fé. Ao analisarmos o ocorrido com Cleópas e seu amigo iremos notar que o motivo de seu abandono estava baseado em 7 coisas, ou se preferir 7 motivos. Tais motivos, apesar de terem ocorrido com Cleópas e seu amigo, seguramente ainda se fazem presentes e são praticadas por muitos que desejam “abandonar o barco” nos dias de hoje. Vejamos cada um dos motivos apresentados por Cleópas e seu amigo:
1º.) DAR OUVIDOS A CONVERSA FIADA Para que uma pessoa chegue ao conhecimento de Cristo e entregue sua vida a Ele, muitas pessoas são envolvidas neste processo. Antes de nos convertermos todos nós escutamos o evangelho por intermédio de várias pessoas, até o dia que resolvermos tomar a nossa decisão. Logo digo que quando uma pessoa se converte a Cristo é porque muitas pessoas estiveram envolvidas neste processo e foi fruto de um trabalho em “equipe”. Já quando uma pessoa se desvia de sua igreja, em geral, é pelas mãos de outra pessoa, alguém que se tem uma amizade e intimidade mais próxima, e que ao invés de encorajá-lo a ficar na igreja, convence-o a abandonar. Leiamos LUCAS 24:13-14: “... E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distanciava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. “ Perguntas que temos que nos fazer sobre o que lemos acima: O QUE HAVIA EM
EMAÚS? O QUE TINHA DE TÃO IMPORTANTE LÁ? De acordo com a Bíblia e com história geral, Emaús era um pequeno vilarejo sem qualquer importância social ou econômica, ou seja, não havia nada em Emaús que fosse realmente importante. A igreja de Cristo estava reunida em Jerusalém tentando entender os eventos ocorridos nos últimos dias. Eram muitas as coisas para tentar entender: Jesus havia morrido três dias antes e seu corpo havia desaparecido, o templo teve o véu rasgado, ocorreram terremotos, pessoas que estavam mortas ressuscitaram, as mulheres que acompanharam Cristo em vida alegavam o terem visto. Cleópas e seu amigo deveriam estar reunidos com a igreja, mas estavam longe dali. Mas qual foi o primeiro motivo do abandono de Cleópas e seu amigo? – Resposta: CONVERSA FIADA. – Note que eles iam conversando sobre vários assuntos. Ter amigos na igreja é bom e saudável, mas deve-se ter cuidado com os “Cleópas” que em vez de ajudar a aconselhar de forma correta a uma pessoa, acaba por prejudicá-la. Estes “Cleópas” são em geral: Pessoas mal resolvidas em sua fé; Pensam sempre em sair da igreja; Procuram por pessoas que possam concordar com suas idéias e que de preferência saiam da igreja junto com ele, para que se sintam menos culpados.
2º.) CEGUEIRA ESPIRITUAL Em LUCAS 24: 15 e 16 lemos E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. No trecho acima notamos que eles não notaram que eles estavam conversando com o próprio Cristo ressuscitado. Eles estavam extremamente compenetrados em si mesmos, estavam envolvidos em suas próprias desculpas e justificativas, e estavam convictos em suas discussões. E sobre o que eles falavam entre si? Sobre o fato de não aceitar a ressurreição de Cristo e ainda julgavam-se mais bem informados sobre os últimos eventos, que o próprio Cristo (verso 18).
Porque pessoas abandonam sua igreja? Porque estão cegos e preocupadas consigo mesmas, chegando ao ponto de se tornarem incapazes de perceber a realidade em sua volta. Em geral elas acreditam que são as únicas que vêem e o restante está cego. Enchem o peito de razão e sabedoria, e classificam como fanáticos duros e rígidos os que ficam firmes na igreja. São pessoas que estão longe de Deus e enchem o peito para dizerem que crêem em Deus e estão firmes com o Senhor. Quanto a sua vida, eles nem tem certeza de nada tentam se justificar, declarando as promessas de Deus, sendo que o próprio Senhor declara no Salmo 50.16,17. Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras? Quando a pessoa é repreendida fica revoltada e sai da igreja. Pensando pessoa esta que pode encontrar Deus em outro lugar. O Senhor Jesus havia declarado, permaneçam em Jerusalém até que venha sobre voz a promessa do Pai, a qual, disse Ele, de mim ouvistes. Atos 1.4. mas infelizmente muitos Cleópas e seus amigos saem da igreja quando recebem uma correção, se revoltam e vão para outros lugares dando ouvidos a palavras vãs e conselhos de falsos profetas.
3º.) TRISTEZA
Em LUCAS 24: 17 lemos: E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? Quando a pessoa sai do lugar que Deus o tem colocado, a conversa dela é de lamento, de ofendida, de coitadinha e até se enrola com a própria língua. Muitas vezes esta igreja que a acolhe, trata com carinho mas quando já está mais calma o pregador começa fazer a correção, ai cai a mascara desta pessoa, então se revolta e sai da igreja. Porque ela quer que a igreja se enquadre a ela, não ela a igreja. Ou começa passar de igreja em igreja, levando contendas.
4º-ARROGANTES= Acham que só eles sabem das coisas: O chamado de Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? Lc.24.18. Ele estava cego Espiritual que não percebeu que estava conversando com Senhor Jesus. Assim são as pessoas que tem um pouco de conhecimento querem saber mais que o pastor, já querem mandar na igreja,ou até mesmo controlar a pregação do Pastor.
5º-querem transferir seus fracassos a outros:
Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam. LC 24.21.
Quando não crêem o suficiente, para que o milagre aconteça em sua vida. Começam então dizer: eu fui nesta igreja porque diziam que acontecia milagres, que o Pastor orava o milagre acontecia. Porem são pessoas que houve a palavra mas a desprezam, não aceitando uma verdadeira conversão, não querem abandonar os costumes, continuam no pecado, nos vícios e no engano. Então Deus não pode operar em coração rebelde. Dessa forma não recebendo eles as bênçãos de Deus começam então jogar a culpa na igreja e no Pastor.
6º-Mesmo ouvindo testemunhos não crêem.
É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo; e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive. LC 24.22,23.
Os que se afastam são pessoas fracas que denominam-se fortes, pessoas orgulhosas que não aceitam uma exortação e não permitem o verdadeiro crescimento da fé, não deixando seus costumes e tradições, mesmo vendo pessoas morrendo em suas famílias, que dependem as vezes de sua fé, mas o coração é tão cauterizado que podem ver testemunhos de pessoas curadas libertas, mesmo assim saem da igreja.
Com Amor Pastor Izeu Bianchi

Onde você está?

Onde você está?
E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: onde estás?
Gn 3.9.
O Senhor Jesus continua chamando onde você está. Porque ele quer estar em comunhão com você todos os dias, como estava com Adão antes do pecado.
Porque o Senhor Deus toda variação do dia visitava o homem no jardim do EDEM.
Porem depois do pecado da desobediência de Adão ele foi lançado fora do jardim, ficou separado de Deus. Perdendo assim a comunhão com o Criador. Mas como o Senhor é infinito em misericórdia. De um amor incomparável, enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo para resgatar o homem que estava perdido e separado de Deus.
O Senhor Jesus foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades.; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pélas suas pisaduras fomos sarados. Isaias 53.5.
Por esse ato de amor incomparável e incondicional o Senhor nos acolheu novamente ao aprisco. E é por isso que quando pela nossa desobediência nos afastamos do Pai e Ele nos Procura e nos chama onde estamos? Muitos cristãos hoje buscam desesperadamente cura, prosperidade e libertação, porem continua na mesa procura sabendo que é Deus que está nos procurando para nos entregar todas essas coisas que ele já conquistou para nós, mas nós estamos escondidos atrás do ódio,atrás do orgulho, atrás de uma religião, atrás de um ídolo, em uma idolatria, atrás de uma tradição, atrás de um adultério, atrás de uma mentira,atrás da hipocrisia e o Senhor está chamando; onde você está?
São muitas as aflições neste mundo mas o Senhor nos livra de todas. O que precisamos fazer. A palavra de Deus diz: E não danifiqueis o azeite e o vinho. Ap.6.6c.
Não é por causa das dificuldades, pelas lutas, que devo sair debaixo da unção e do revestimento Espiritual que o Senhor Deus nos deu pela sua palavra.
Eu não devo danificar o azeite que é a unção de Deus, que através da unção está o poder, a força e o discernimento da verdadeira vontade de Deus para as nossas vidas.
Nem tão pouco danificar o vinho que representa o sangue do Senhor Jesus que foi derramado no calvário pelo nosso resgate, pelo perdão de nossos pecados. Se os nossos pecados foram perdoados; e você onde está que não aparece entre os Santos?
Está escondido com uma filosofia humana? Com uma idolatria? “onde você está?¨ com amor Pastor Izeu Bianchi